12.4.12

Efeitos colaterais dos Shakes de proteínas

Shakes de proteína são uma importante fonte de proteína para todas aquelas pessoas que fazem exercícios pesados. Principalmente se bebe antes ou após os treinos e essas bebidas proporcionam bastante proteína para reconstrução muscular. Mas surge a pergunta se existem quaisquer efeitos secundários destes shakes, e o mais simples: a resposta a esta questão é que qualquer coisa tomada em quantidade excessiva pode sempre ser perigosa e mesmo é o caso com suplementos de proteína, pois eles podem aumentar o nível de proteína na medida em que ela se torne tóxica para o corpo humano. Outro fato é que nem em todos os lugares há regras estritas e regulamentos impostos sobre esses shakes, por isso significa que não há controle de qualidade sobre eles. Em tais circunstâncias, é muito importante para você saber sobre seus efeitos colaterais.

O efeito secundário mais frequente é o ganho de peso. Os famosos shakes pós-treino com Whey Protein e Malto/Dextrose tendem a aumentar de peso, porque eles são altamente concentrada de calorias (os carboidratos), portanto, aumento do nível de calorias em nosso organismo pode causar ganho de peso.

O que é Whey Protein e por que tomar

Até mesmo os especialistas têm certeza de que eles causam ganho de peso se consumidos em grande quantidade. No lado oposto, tomar whey protein para perder peso é uma opção muito usada. A razão é que as pessoas que consomem isso comem menos durante o dia, eles não sentem fome porque a proteína de soro de leite é digerida muito lentamente.

Outro efeito colateral destes shakes de suplementos alimentares protéicos para quem faz musculação é a formação de pedras nos rins, que doem pra diabo. Pedras nos rins são formadas por causa da deposição de cálcio por consumo excessivo de bebidas de proteína, o que pode causar um aumento do nível de proteína no sangue. A osteoporose também é uma condição causada pela quantidade excessiva de proteína em nosso corpo. É uma condição incurável que enfraquece os ossos e articulações. Tomar shakes de proteínas de forma equivocada pode elevar o conteúdo ácido do nosso sangue, portanto, mais cálcio do osso é retirado por nosso corpo e, gradualmente, a estrutura óssea enfraquece. Esta condição é altamente observável nas mulheres.

Entre os efeitos colaterais dos shakes com suplementos de proteínas estão também as irritações e náuseas. Principalmente estes são causados ​​por Whey ou Caseína. Uma razão comum é que esses shakes não são facilmente digeríveis, portanto, se você não fizer exercício correcto e bebidas shakes de proteína em base regular pode ter problemas estomacais. Ao mesmo tempo, o estômago podem resistir ao nível de lactose encontrada nestes shakes causando assim várias dores abdominais, como irritações e náuseas, gases, inchaço. Portanto, é muito importante ler o rótulo antes de comprar suplementos de proteína para fazer shakes.

Embora tais bebidas tenham alguns efeitos secundários desagradáveis, eles podem ser evitados por seu consumo adequado. Se você não sabe a quantidade de proteína que é necessária para o seu corpo você sempre pode visitar um médico ou um nutricionista.

Por Atif Rasheed

- Há várias opiniões sobre a quantidade ideal de proteína para praticantes de musculação, mas fique sempre entre 1,5 a 3g por quilo de peso corporal, no máximo.